terça-feira, 20 de março de 2012

Gentileza!

Falamos muito sobre moda, tendências, coisinhas bonitas para a casa e festas porque sabemos que esses assuntos de "futilidade pública" nos fazem mais felizes, sim! rs... Mas, hoje em especial, quero mudar um pouquinho de assunto! Vou chamar a atenção para uma  virtude que anda meio esquecida e que, se praticada, também nos faz cada dia mais feliz: a gentileza! Para quem trabalha com pessoas é facil, muito fácil perceber as atitudes e os pequenos gestos que nos tornam melhores! Em meu trabalho, presencio fatos marcantes em que a preocupação consigo mesmo e o pouco tempo para o outro predominam em nossa sociedade!
Muitos podem falar que isso que estão lendo aqui é besteira, que não há tempo para essas coisas, mas sempre existe tempo para uma palavra de amizade, um "obrigada", um telefonema cordial, um sorriso de afeto, dirigido mesmo àqueles que parecem endurecidos às boas maneiras.
Podemos ser gentis com os superiores, mas é muito mais gostoso ser gentil com aqueles que precisam da gente, é muito mais gratificante ser gentil em casa, com sua família, seu marido, seus pais, seus filhos, não podemos deixar que essa virtude se perca em meio às pessoas que amamos. Claro, porque é muito fácil chegar cansada do trabalho, estressado com o trânsito, bravo com o caixa eletrônico que não funcionou e descontar em quem vive com você, com quem está ao seu lado de verdade! Devemos deixar todo o mau humor para fora de nossas casas, trazer a paz e a gentileza para dentro de nossos lares. Falo da gentileza que significa cortesia, amabilidade, fidalguia e bom tratamento.
É raro presenciarmos pelas ruas, alguém ajudando um idoso com as sacolas, ou esperando um pedestre atravessar na faixa, ou até mesmo o que vivencio todos os dias, esperar alguem sair da garagem para depois passar com seu carro! Ahh, a culpa é do tempo, não temos tempo para nada, não podemos perder tempo, o tempo está voando! Só esquecemos que somos nós quem fazemos nosso tempo, e o tempo está sempre ali, paradinho, nós é que estamos passando, ficando para trás, com tanta pressa, com tanta arrogância e com tanto desespero para não perder o tempo!
Queremos que nossos filhos vivam em um mundo melhor, mas o que estamos fazendo para isso, o que vamos ensinar a eles? Não estou falando de política, de dinheiro, não estou falando de segurança, essa parte infelizmente não cabe somente a nós melhorar mesmo, mas estou falando de generosidade, da boa educação, da gentileza com seus entes queridos, com seus amigos e com seus desconhecidos. As pessoas se esquecem de que quanto mais gentil ela é, mais elevada ela se torna.
Infelizmente a gentileza é uma característica do ser humano de, naturalmente, querer ser solidário. Não há como obrigar uma pessoa a se interessar pelo bem estar do outro, muito menos incutir no vocabulário de alguém as palavrinhas mágicas "obrigado" e "por favor". Mas, é possível parar para refletir em cada ação do cotidiano para não agir por impulso e pensar que sua necessidade vem na frente da de qualquer outra pessoa.
Ficaria o dia todo escrevendo aqui, mas acho que essas palavras me bastam para saber que estou fazendo a minha parte! E ela não está só na teoria não, te garanto que na prática vale muuuuuuuito mais a pena!



















Pratiquem a gentileza, pratiquem o amor, pratiquem a união, a humildade, a caridade, pratiquem viver melhor, para viver mais, e em paz, e com alegria!

Grande beijo da Pri!

Um comentário:

  1. Parabéns pela matéria, Priscila! Tenho acompanhado seu blog e vejo que você tem talento! É criativa e a diversidade das matérias torna seu blog mais interessante!Pelo que li, é uma atividade paralela ao seu trabalho, o que exige ainda mais dedicação. Você vai longe, menina! Abraços

    ResponderExcluir